Termos e Condições

Este documento pretende estabelecer os Termos e Condições Gerais de Venda Online em www.zenitautomoveis.pt. A Zenit Automóveis – Unipessoal, Lda. é a proprietária do domínio e está registada na Conservatória do Registo Comercial de Vila Verde, com o número 508 473 160. As presentes condições, podem ser alteradas sem pré-aviso de forma a cumprirem a legislação em vigor.

A venda online só é válida e aplicável a Portugal Continental. No caso das Ilhas (Açores e Madeira) é necessário solicitar o valor dos portes por email.


1 - Produtos e preços

Todos os produtos apresentados têm fotografias do próprio produto e informação sobre as principais características, salvo erro tipográfico.

Os preços têm IVA incluído à taxa legal em vigor e são exclusivos para a loja online.

Os portes de envio acrescem ao valor do material e são por conta do utilizador. Sendo que este será informado do seu valor antes de concluir o processo de compra.

Salvo indicação em contrário, as ofertas são válidas até rotura de stock.


2 - Encomenda e compra

No site da Zenit Automóveis têm a possibilidade de efetuar compras, para tal, necessita de efetuar o login ou criar uma nova conta de cliente (caso não tenha) quando efetuar uma determinada compra, pode livremente visitar todo o conteúdo do respetivo site.

Nessa visita pode encontrar um menu "Contatos" onde pode verificar a localização atual da empresa e os respetivos contatos para solicitar as informações adequadas para o que deseja.

Pode efetuar os seus pagamentos comodamente através das seguintes opções:

Transferência bancária

Contrarreembolso (acresce 4€ ao valor total)

Referência multibanco (dispõe de 5 dias para efetuar o pagamento, caso contrário a encomenda será cancelada)

Todos os produtos estão em bom estado, pois são sujeitos a um processo rigoroso de seleção, assegurando assim ao cliente uma maior confiança e segurança no que deseja comprar, no caso dos produtos danificados ou com problemas deverá comunicar à Zenit Automóveis, que se encarregará da gestão desse processo.

Pode também no link "Contatos" solicitar informação adicional relativa a qualquer produto que veja na loja ou que necessite, pois possuímos um vasto stock de peças que não estão online.


Atenção: Todas as encomendas são devidamente embaladas. Se detetar danos exteriores na embalagem deve fazer menção dos mesmos na guia de transporte da transportadora. Uma entrega sem referência a danos no ato de entrega significa que o produto foi entregue com embalagem em perfeitas condições. Se, ao abrir a encomenda, detetar algum dano, deve informar no prazo de 24h a Zenit Automóveis através de email.

No caso de encomendas pré-pagas, estas só serão processadas quando recebermos o respetivo pagamento.

Todos os produtos estão sujeitos a uma garantia exigida por lei.

Se por algum motivo o prazo de entrega não puder ser cumprido o cliente será informado e pode cancelar a encomenda, enviando um email para reclamacoes@zenitautomoveis.pt.


3 – Livre Resolução

O cliente/utilizador tem direito à livre resolução durante um prazo de 14 dias consecutivos após receção do produto, para isso deve fazer uso do formulário que disponibilizamos em pdf: “Formulario_de_livre_resolucao.pdf” e remetê-lo por carta registada para a morada da empresa ou via email para: livreresolucao@zenitautomoveis.pt. Resposta automática ao email.

O direito de livre resolução não acarreta qualquer custo para o consumidor.

Os custos com a devolução do material são suportados pelo cliente/utilizador, sempre que este exerça o direito de livre resolução. Mais se informa que a devolução do material pode ser feita pessoalmente nas nossas instalações ou enviada por transportadora.

Aquando do exercício do direito de livre resolução, o cliente será reembolsado na totalidade do valor em 30 dias, desde que o material seja devolvido nas mesmas condições em que foi vendido, bem como assinado e devolvido o duplicado da respetiva nota de crédito (emitida e enviada ao cliente/utilizador logo que a encomenda seja rececionada e verificada).

Caso o prazo de entrega não possa ser cumprido, o cliente/utilizador pode optar por cancelar a encomenda.


4 – Apoio ao Cliente e Reclamações

Sempre que precisa de ajuda pode usar os nossos formulários de contatos ou o número 253 323 161 (chamada para rede fixa nacional) no horário de funcionamento.

A apresentação de reclamações sobre os bens ou serviços disponibilizados deve ser efetuada através de email para: reclamacoes@zenitautomoveis.pt ou por livro de reclamações.

Todas as reclamações serão tratadas com a máxima urgência pelo nosso departamento de suporte ao cliente e serão respondidas o mais breve possível, não ultrapassando os 30 dias após a receção da reclamação, sendo a pessoa responsável o Sr. Tiago Almeida. A sua resolução será efetuada de acordo com os direitos legais do consumidor sem custos para o mesmo.

Qualquer alargamento deste período será comunicado ao consumidor sem que haja prejuízo para o mesmo.


5 – Lei e Foro / Resolução de litígios

As condições Gerais regem-se pela Lei Portuguesa.

Em caso de litígio o foro competente é o da Comarca de Vila Verde, com expressa renúncia a qualquer outro.

No que diz respeito ao mercado nacional, informamos os senhores consumidores que, em caso de litígio, dispõem de meios alternativos de resolução de litígios: CIAB Centro de Informação e Arbitragem do Vale do Cávado (www.ciab.pt). Lei 144/2015. 

A comissão Europeia, no âmbito do Mercado Único Digital da União Europeia e com a intenção de reforçar a confiança das compras online transfronteiriças, criou uma plataforma de resolução de litígios:

https://webgate.ec.europa.eu/odr/main/index.cfm?event=main.home.chooseLanguage