Centro Escolar de Vila Verde na final do “Concurso INOVA”

2015-06-05

Centro Escolar de Vila Verde na final do “Concurso INOVA”

Uma equipa do Centro Escolar de Vila Verde participa, hoje, na final do Concurso INOVA-Atitude. O Guilherme a Mafalda e o Rodrigo, acompanhados pela professora Ana Melo, levaram ainda o Chiclão, um projeto que participa na final nacional.


«A comunidade escolar desta escola ao constatar que o pavimento negro do logradouro da escola apresentava manchas provocadas pelo lançamento descuidado de chicletes, lançou a ideia de transformar latas de tinta num recetor para recolher as chicletes nos espaços escolares do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, contribuindo para a proteção do ambiente e para tornar mais agradável os referidos espaços», relata a instituição, em nota enviada à nossa redação. E foi assim que surgiu o Chiclão.


«Com este projeto, conheceram-se as artes e ofícios da região que se aliaram à utilização de tecnologias, nomeadamente a robótica e ainda a energia solar», assinala o Coordenador do Centro Escolar, Joaquim Cerqueira.


Refira-se ainda que foram realizadas palestras sobre reciclagem, ação de sensibilização, proporcionada pela empresa de recolha e valorização de lixos, BRAVAL, sobre o impacto da poluição no ambiente e a importância da reciclagem de resíduos, no sentido de promover a sustentabilidade do ambiente. Participaram cerca de 400 alunos que elaboraram diversos os projetos.

ZENIT AUTOMÓVEIS está a reproduzir o Chiclão.


A replicação do "Chiclão" e sua colocação nos outros estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Vila Verde para depósito de chicletes já está a decorrer e já foi estabelecido protocolo com a Zenit Automóveis, empresa vocacionada para a gestão de veículos em fim de vida, mas com preocupações ambientais. A empresa vilaverdense está a replicar o "Chiclão" para colocação nos outros estabelecimentos de ensino do agrupamento de escolas de Vila Verde para depósito de chicletes.


[Artigo publicado no ovilaverdense em 05-06-2015]