Bombeiros Simulam Operação de Desencarceramento

2010-07-01

Bombeiros Simulam Operação de Desencarceramento

Zenit Automóveis é urna empresa criada em Abril de 2008, por um jovem empresário, que se dedica à prestação de serviços em três vertentes: centro de recolha e abate de veículos em fim de vida, comércio de peças usadas e serviço de reboque.

A empresa está vocacionada para a gestão de veículos em fim de vida e rege-se por princípios de proteção do meio ambiente. Assim, tem como objetivo reduzir (ou eliminar) o impacto ambiental resultante das atividades desenvolvidas e integrar o ambiente nas suas estratégias.

Os veículos em fim de vida entregues para abate na unidade industrial de desmantelamento são submetidos a um processo rigoroso de descontaminação o desmantelamento, por profissionais qualificados, onde começam por retirar a bateria, combustível, óleos, filtros e pneus entre outros.
De seguida, procede-se à extração das peças reutilizáveis, é feita a triagem e só são armazenadas as que estiverem em conformidade.

As restantes voltam para a linha da reciclagem e são encaminhadas, juntamente com os restantes resíduos perigosos produzidos, para contentores próprios que, depois de bem acondicionados, são entregues aos operadores autorizados.

Recentemente, a Zenit Automóveis, dotou as suas instalações com os mais modernos e sofisticados equipamentos de carácter _ logístico e tecnológico, para dar apoio à receção, descontaminação, desmantelamento, seleção, tratamento, etiquetagem e armazenamento de peças reutilizáveis.
De referir ainda que a empresa estabeleceu um protocolo de colaboração com a Câmara de Vila Verde tendo em vista a gestão ambiental equilibrada de Veículos em Fim de Vida.

Por norma, a Zenit Automóveis contribui para a formação técnica dos elementos dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde corporação, cedendo o material necessário e as instalações para que estes possam proceder ao treino de desencarceramento de vítimas de acidentes rodoviários.

 

«Crianças são excelentes parceiros»

Luís Morais, Adjunto do comando dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, Disse ao Jornal O Vilaverdense que a corporação foi convidada, pela empresa Zenit Automóveis, para explicar os passos que são dados quando ocorre um acidente grave.

Os bombeiros levaram para o local duas ambulâncias, uma pré-hospitalar e outra de emergência, e simularam o desencarceramento de uma vítima. O objetivo era sensibilizar as crianças para o trabalho dos bombeiros. Luís Morais diz que mostramos que, apesar de lutarmos contra o tempo, não podemos ser muito rápidos pois temos uma vítima no carro e estamos a trabalhar com ferramentas que podem ser perigosas.


EXPLICAR E SENSIBILIZAR

O Adjunto do Comando refere ainda que o socorrista explicou todas as ações que são feitas pois  «é importante que as crianças percebam o que é estar dentro de um carro acidentado».

Para Luís Morais, as crianças «são um parceiro» e a experiência mostra que «elas absorvem bem toda a informação que damos e conseguem transmiti-la aos pais».
«É bom que os mais jovens percebam que a ação dos bombeiros é muito importante pois pode salvar uma vida. Se um dia vierem a estar envolvidos num acidente, já ficam com uma ideia dos procedimentos e sabem que não se devem mexer, nem entrarem pânico», refere o Adjunto do Comando.
Em relação ao flagelo dos acidentes, Luís Morais diz que «felizmente, o concelho de Vila Verde não é muito afetado, tem uma média mensal de 12/ 13 acidentes, dois quais 3 ou 4 são graves.

Para finalizar, Luís Morais disse que «vestir a farda dos bombeiros é muito importante, é preciso respeitá-la cada vez mais e estas ações contribuem para que isso venha a acontecer.

 

Manuel Alfredo Oliveira
ovilaverdense@gmail.com
[Artigo publicado no jornal Vilaverdense em 2010-07-01]