Segurança no comércio online de peças usadas
2014-06-01

A Zenit Automóveis é, desde a sua fundação, em 2008, uma empresa de referência na área da venda de peças usadas e no abate de viaturas em fim de vida (VFV). Com um raio de atuação que se estende a todo o país, a Zenit Automóveis procura manter uma política de responsabilidade social em que as preocupações ambientais, a inovação e a prestação de um bom serviço estão sempre no topo da lista de prioridades.
Quando Tiago, Ana e Martinho Almeida fundaram, há seis anos, a Zenit Automóveis, fizeram-no com o objetivo de “não ser apenas mais um centro de abate, com aquela ideia que as pessoas têm deste tipo de negócios. Tentámos, desde o início, adaptar todos os procedimentos à legislação em vigor, e procurámos evoluir e inovar na forma de trabalhar. Isso vê-se, desde logo, na apresentação das nossas instalações, na organização e na limpeza do espaço”, inicia Ana Almeida.
A Zenit Automóveis dedica-se ao abate de viaturas em fim de vida e à venda de peças usadas, sobretudo online, onde desenvolveu uma plataforma segura e de confiança, “Temos várias certificações na área da segurança e estamos a concluir o programa de acreditação confiança online. Adaptamos ainda o nosso site às novas regras que protegem o consumidor nas vendas à distância”.
A atividade da empresa está associada a uma forte responsabilidade social, e existe a preocupação de desmistificar, perante a sociedade, como funciona a reciclagem de automóveis.
“O objetivo da criação de um centro de abate é o desmantelamento da viatura, garantindo a reutilização e reciclagem de cerca de 90%, em peso, de cada VFV. Todos os resíduos são alvo de uma gestão eficiente, respeitando exigentes padrões ambientais, sendo enviados para operadores autorizados.
Posteriormente, são reintroduzidos no mercado das mais diversas formas, como, por exemplo, o ferro na construção civil ou o plástico no mobiliário urbano. O proprietário pode entregar-nos o seu VFV, sem custos, e garantir assim o correto destino dos seus resíduos”, explica a responsável.
A empresa recebe visitas de estudo de alunos de escolas da região, que ficam assim a perceber como, de forma geral, se processa a reciclagem dos veículos e, ao mesmo tempo, mais sensibilizados para o tema.
“Um carro abandonado pode prejudicar, e muito, o ambiente, e tentamos que os alunos percebam isso.
É a nossa forma de contribuir para um futuro melhor, com menos desperdício, mais reciclagem e mais poupança dos recursos energéticos”, reforça.
Seguindo também esta lógica de reaproveitamento, a Zenit Automóveis detém uma secção de salvados, “viaturas danificadas, mas que podem ser recuperadas”, e um serviço de reboque. De qualquer forma, a venda de peças usadas é o serviço mais procurado.
“Neste momento, a nossa grande aposta é a loja online, que nos permite alcançar todo o mercado nacional. A exportação é pontual, sendo que temos algumas vendas já feitas para países como a Ucrânia, Espanha e França. A pessoa faz a encomenda da peça, pela internet ou telefone, e nós verificamos a sua compatibilidade, de forma a tentar minimizar a troca. A nossa política vai sempre no sentido de satisfazer o cliente. Se a peça não for compatível, fazemos a troca imediata”, continua Ana Almeida.
No futuro, “pretendemos continuar a prestar um bom serviço, adaptando-nos ao que o mercado oferece e exige. Queremos estar sempre a evoluir e a fazer a empresa crescer, dando também apoio aos nossos 11 colaboradores”, termina.